Autor

Oliveira, Eduardo Luiz Enderle de

Título para publicação

UMA AVALIAÇÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Nota de acesso eletrônico

Baixe o Texto completo

 

Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a aplicação de um experimento realizado com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC no ensino da História. Durante esta experiência foram utilizadas técnicas apoiadas por metodologias construtivistas de ensino, e foram desenvolvidos os temas modernismo e a “Semana de Arte Moderna de 1922”. Para sua realização utilizamos na sala de aula um notebook com acesso a internet e um projetor de multimídia, estas apresentações foram desenvolvidas com a ferramenta PowerPoint e, como extensão da sala de aula foi criado um grupo nas redes sociais, para a postagem de vídeos compartilhados do Youtube. Apesar da utilização do Facebook como ambiente virtual de aprendizagem ter mostrado potencial educativo, acreditamos que o seu planejamento deve prever detalhadamente de acordo com época de execução do trabalho e o quanto os alunos estão ocupados em outros afazeres. Outro fator a ser considerado quando utilizamos as TIC em um projeto educativo, é pensar nos alunos que ainda não possuem nenhuma habilidade com as tecnologias digitais e desta forma ficam excluídos do processo. Este trabalho se torna relevante, pois mostram as facilidades de relacionamento ente os agentes fora da sala de aula proporcionados pelo Facebook, bem como a utilização de um computador com acesso a Internet, principalmente em uma aula que envolveu a Arte, tornando possível o esclarecimento de dúvidas, e a visualização de obras modernistas em tempo real.